Como
parte da formação cultural do indivíduo, a disciplina Arte tem uma
grande responsabilidade no intuito de minimizar a intolerância e o
preconceito. O objetivo não é necessariamente interferir nos gostos pessoais, mas mostrar que o respeito ao
gosto e a cultura alheia é fundamental.
Para
tanto, no Ensino Médio, além do conhecimento sobre a produção artística
em todos os tempos por meio da historia da arte, trabalha-se
paralelamente os quatro eixos: Artes visuais, Música, Teatro e Dança. Em minhas aulas incluo o cinema por entender a grande
influência de uma produção cinematográfica sobre a construção de
opiniões.
Assim, nessa página, deixarei minha contribuição como arte educadora apresentando algumas propostas metodológicas sobre os eixos supracitados, objetivos e resultados das atividades realizadas em sala de aula nas turmas do Ensino Médio(integrado ao técnico) do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Bahia.
Aula - ARTE VISUAL CONTEMPORÂNEA
Como trazer as linguagens contemporâneas para o espaço escolar? E porquê?
As mudanças no mundo da arte acontecem frequentemente e cada vez mais rápido. É preciso acompanhar e compreender essas mudanças inclusive porque isso vai interferir no conceito da arte que não pode ser reproduzido o mesmo de tempos atrás, que é o que geralmente acontece...
Em um simples diagnóstico com os ingressantes do ensino médio, pergunta-se o que ele entende por arte e prontamente respondem que "arte é a expressão de sentimento". Isso foi no século passado. Hoje é muito mais do que isso... e tem diversas variantes desse conceito (confira:
o que é arte?).
A arte contemporânea já tem como princípio básico a aproximação do público com sua produção, isso significa que podemos transformar a escola em uma grande galeria de arte contemporânea, com múltiplas abordagens reflexivas. Precisamos apenas estimular os alunos a gerarem boas ideias a partir de elementos simples que estão em nossa volta.
Após apresentar as definições e exemplos de arte conceitual, ready made, instalação, intervenção urbana, video arte, performance e arte efêmera inicialmente, os alunos formam pequenos grupos e são convidados a escolher uma dessas linguagens para fazer uma intervenção artística na escola. Depois da execução eles devem observar a reação das pessoas ao verem as obras e registrar para posterior socialização em sala.
Alguns exemplos:
2016
|
Instalação - Diga não estupro infantil |
|
Intervenção - Tartarugas |
Saudações Artísticas
Carla Camuso
Nenhum comentário:
Postar um comentário